terça-feira, 20 de julho de 2010

Cortisol - O Principal Glicocorticoide

Os hormônios corticóides - ou corticosteróides - , são responsáveis, de forma geral, pelo combate a reações alérgicas, pelo controle das defesas orgânicas e pelo controle do equilíbrio de sais e água no corpo humano, entre outros. Dentre eles, destaca-se o cortisol.

O cortisol (estrutura representada acima) é um hormônio produzido e secretado pelas glândulas supra-renais, também chamadas glândulas adrenais, localizadas na parte superior dos rins. Seus níveis no organismo humano obedecem ao ciclo circadiano, em que o pico se dá ao acordar, por volta das oito horas da
manhã. Ao longo do dia, o nível de cortisol cai lentamente até atingir seu valor mais baixo, o que acontece por volta das quatro da manhã. Durante o repouso, estimuladas pelo hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) - secretado pela hipófise -, as glândulas supra-renais produzem mais cortisol, reiniciando o ciclo. A produção do hormônio adrenocorticotrófico, por sua vez, depende do estímulo de um outro hormônio, o hormônio liberador de corticotrofina (CRH), que é produzido no hipotálamo. Dessa forma, é importante notar a complexidade do eixo Hipótalamo-Hipófise-Adrenal, onde a regulação acontece por meio de um mecanismo de feedback (níveis altos de cortisol inibem a produção de CRH e ACTH).

Junto com a epinefrina, é um hormônio de resposta ao estresse. Sua secreção promove aumento da pressão sanguínea, supressão do sistema imune e a proteólise para fins de gliconeogênese a partir de aminoácidos. Além disso, o cortisol age como poderoso agente anti-inflamatório em tecidos lesados, através do estímulo à diminuição da liberação de histamina.

Os níveis sanguíneos de cortisol podem ser aumentados pela ingestão de cafeína, privação de sono e traumas - físicos ou psicológicos - que levem a grande estresse. Situações em que os níveis desse hormônio se encontram muito baixos ou excessivamente elevados são perigosas de diversas maneiras, causando desordens desde o sistema imune até o sistema nervoso central. Essas desordens serão abordadas em postagens futuras deste blog.


Mecanismo de estímulo à secreção de cortisol
e fatores que aumentam ou inibem essa secreção.
O cortisol faz parte do grupo de hormônios glucocorticóides.


Fontes
: http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?art=135&sec=22
http://www.adrenalfatigue.org/cortisol-and-adrenal-function.html
http://blogdalergia.blogspot.com/2007/06/corticides-faca-de-dois-gumes.html
http://www.britannica.com/EBchecked/topic/138929/cortisol

Edson Luiz T. Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário